terça-feira, 12 de março de 2013

Dicas Pedagógicas



Os recursos tecnológicos hoje disponíveis em nossas escolas devem ser usados como ferramentas educacionais e devem ser vistos como um instrumento valioso na prática pedagógica, empregados nas diversas áreas curriculares, na elaboração de trabalhos de investigação, na procura de conceitos, na busca de informação, no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. Obviamente, trabalhar com essas propostas interdisciplinares ajudará o professor a cumprir com os objetivos propostos em seus planejamentos.

Assim, enfatizamos o quanto é imprescindível a articulação entre a escola e a sociedade da informação  e do conhecimento, de modo a oferecer condições favoráveis em que todos possam ascender e selecionar, ordenar, gerir, criar, recriar e utilizar essas novas possibilidades indispensáveis ao ensino-aprendizagem, pois o uso planejado e acompanhado dessas ferramentas por parte da escola permitirá uma prática pedagógica inovadora, com várias possibilidades,  a partir do uso das TIC, num trabalho pedagógico que possa :
  • Dinamizar as atividades em sala de aula.
  • Criar um canal de comunicação, divulgação e produção cultural, além de promover a ludicidade que é a capacidade de criar e recriar, de brincar, de construir uma nova maneira de ler o mundo.
  • Proporcionar momentos de descontração, criatividade.
  • Criar novos ambientes de aprendizagem.
  • Potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
  • Permitir o acesso a rede informações.
  • Colocar o cidadão em sintonia com o mundo.
  • Permitir a inclusão social.
  • Permitir uma visão holística de mundo para o aluno.
  • Possibilitar novas formas de aprender.
  • Ampliar as informações para transformá-la em conhecimento.
  • Inserir o cidadão-aluno no mundo da pesquisa.
  • Criar novas possibilidades de aprendizagem.
  • Permitir a interatividade, auto formação e auto conhecimento.
  • Universalizar e democratizar o conhecimento.
  • Promover a participação coletiva.
  • Permitir a construção do conhecimento coletivo.
  • Possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para viver na sociedade contemporânea.
  • Ampliar as possibilidades de trabalhar com os conteúdos, indo além da forma conceitual e articulando  diferentes áreas do conhecimento.

É necessário, porém, a clareza em relação aos objetivos da introdução destas tecnologias nas instituições de ensino, pois as mídias não possuem uma característica intrinsecamente interativa e transformadora. 
É o modo como a escola as utiliza que determina se sua função será de estímulo à criatividade, de transmissor de informações, de incentivador a novas formas de sociabilidade e de desenvolvimento de determinadas habilidades cognitivas.

Fonte: Referenciais Curriculares SEEDUC/MA

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   "Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso-crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação".

(Perrenoud, 2000).





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