Os recursos tecnológicos hoje
disponíveis em nossas escolas devem ser usados como ferramentas educacionais
e devem ser vistos como um instrumento valioso na prática pedagógica,
empregados nas diversas áreas curriculares, na elaboração de trabalhos
de investigação, na procura de conceitos, na busca de informação, no
desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. Obviamente, trabalhar
com essas propostas interdisciplinares ajudará o professor a cumprir com os
objetivos propostos em seus planejamentos.
Assim, enfatizamos o quanto é
imprescindível a articulação entre a escola e a sociedade da informação e
do conhecimento, de modo a oferecer condições favoráveis em que todos possam
ascender e selecionar, ordenar, gerir, criar, recriar e utilizar essas novas
possibilidades indispensáveis ao ensino-aprendizagem, pois o uso planejado e
acompanhado dessas ferramentas por parte da escola permitirá uma prática
pedagógica inovadora, com várias possibilidades, a partir do uso das
TIC, num trabalho pedagógico que possa :
- Dinamizar as atividades em sala de aula.
- Criar um canal de comunicação, divulgação e
produção cultural, além de promover a ludicidade que é a capacidade
de criar e recriar, de brincar, de construir uma nova maneira de ler o
mundo.
- Proporcionar momentos de descontração,
criatividade.
- Criar novos ambientes de aprendizagem.
- Potencializar o processo de
ensino-aprendizagem.
- Permitir o acesso a rede informações.
- Colocar o cidadão em sintonia com o mundo.
- Permitir a inclusão social.
- Permitir uma visão holística de mundo para o
aluno.
- Possibilitar novas formas de aprender.
- Ampliar as informações para transformá-la em
conhecimento.
- Inserir o cidadão-aluno no mundo da
pesquisa.
- Criar novas possibilidades de aprendizagem.
- Permitir a interatividade, auto formação e
auto conhecimento.
- Universalizar e democratizar o conhecimento.
- Promover a participação coletiva.
- Permitir a construção do conhecimento
coletivo.
- Possibilitar o desenvolvimento de
habilidades e competências fundamentais para viver na sociedade contemporânea.
- Ampliar as possibilidades de trabalhar com
os conteúdos, indo além da forma conceitual e articulando diferentes
áreas do conhecimento.
É necessário, porém, a clareza em relação aos objetivos da introdução
destas tecnologias nas instituições de ensino, pois as mídias não
possuem uma característica intrinsecamente interativa e transformadora.
É o modo como a escola as utiliza
que determina se sua função será de estímulo à criatividade, de transmissor
de informações, de incentivador a novas formas de sociabilidade e de
desenvolvimento de determinadas habilidades cognitivas.
Fonte: Referenciais Curriculares
SEEDUC/MA
........................................................................................................
"Formar
para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso-crítico, o pensamento
hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação,
a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de
imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de
comunicação".
(Perrenoud, 2000).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário