sexta-feira, 15 de março de 2013

Prêmio Gestão Escolar 2013


Prêmio Gestão Escolar 2013 será lançado nessa quinta-feira em São Luís SEDUC/MA


As escolas públicas estaduais e municipais da educação básica de todo o País já podem se inscrever, a partir desta quinta-feira (14) para a 14° edição do Prêmio Gestão Escolar (PGE). Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o prêmio é um motivador para as escolas pensarem sobre sua gestão e mobilizarem sua comunidade escolar. As inscrições vão de 14 de março a 31 de maio, pelo site www.premiogestaoescolar.com.br. O lançamento oficial da 14ª Edição do Prêmio Gestão Escolar acontece durante a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, que está sendo realizada nesta quinta(14) e Sexta(15) em São Luís. 
 
Os participantes serão avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica, participativa, de pessoas e liderança e de infraestrutura. “Ano a ano, buscamos atrair mais escolas, para que exemplos de boas gestões sejam reconhecidos e ganhem mais visibilidade. O prêmio é um estímulo à melhoria do desempenho das escolas e o sucesso da aprendizagem dos alunos.” destaca a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa. 

Segundo Nilene, ninguém melhor que a comunidade para analisar seus processos de gestão e buscar caminhos para aperfeiçoá-la, para vencer seus desafios, impulsionando a melhoria da qualidade da educação pública como um todo no País. 

Outra novidade está na logomarca do prêmio. Ao invés do já conhecido ponto de exclamação, será apresentada uma logomarca mais atualizada em relação ao anterior, com cores vivas e que remete a uma atividade tradicional, o origami. É nessa intersecção, entre a cultura socialmente constituída e as novas tecnologias, que a escola está inserida. 

As inscrições foram aprimoradas, a partir de agora todo o processo de inscrição será feito via internet. Não havendo mais a necessidade de imprimir a documentação final, sua inscrição irá diretamente para o comitê de avaliação. 

A meta é aumentar o número de inscrições em relação à edição passada, que registrou cerca de 9 mil inscritos, um aumento significativo em relação a edições anteriores. Desde sua primeira edição, já foram realizadas 34.232 inscrições.

A edição de 2013 tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundação Santillana, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau, Fundação Victor Civita, Instituto Natura, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ministério da Educação (MEC), assessoria técnica; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Consultoria em Sistemas e Tecnologia da Informação (ConsisTI) 

Premiação
As escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. As seis escolas finalistas, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil cada.  A primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos. Os diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para representar seus estados também são contemplados com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.

Inscrições e mais informações: www.premiogestaoescolar.com.br

Fonte: ASCOM / SEDUC MA

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